Limpeza Espiritual C

Dicionário de Limpeza Espiritual
C

Limpeza Espiritual Letra C

Limpeza Espiritual Letra C

Caducidade do latim caducu + -idade –Qualidade ou estado de caduco.Velhice prematura; decrepitude; decadência.

Caduco do latim caducu -Aquele que cai ou que está prestes a cair.Que perdeu as forças ou a capacidade mental; decrépito; velho; fraco; senil.

Câmara do latim vulgar camara –Compartimento de uma casa, em especial o quarto de dormir.Assembléia legislativa que pode ser de âmbito municipal, estadual ou federal. O local onde se reúne tal assembléia.Divisão de um tribunal para julgamento de questões de certa natureza.Recinto de uma casa espírita dedicada ao tratamento fluidoterápico, através do passe – câmara de passe.

Campo -do latim: campus. Zona de ação de uma fonte produtora de fenômenos.

Campo psíquico – Região onde atua a alma.

Candeia do latim candela –Pequeno aparelho de iluminação, normalmente suspenso por um prego, abastecido com óleo, usado preferencialmente em residências pobres.Vela de cera.

Candomblé -do iorubá. Festa de terreiro, como a prática de macumba, onde se cultua o mediunismo, tendo ritualística própria. Princípio religioso dos Orixás.

Cânon do grego kánon= regra, do latim canon – Regra geral de onde se infere regras especiais. Relação, catálogo, tabela. Padrão, modelo, norma. Lista autêntica dos livros considerados como inspirados por israelitas, católicos e protestantes, sendo o oposto de apócrifo.

Cânone do grego kánon= regra, do latim canon – Variante de cânon.

Caráter do grego charaktér, pelo latim caracter – Qualidade inerente e distintiva de uma pessoa, animal ou coisa. O conjunto de traços particulares, o modo de ser de um indivíduo ou de um grupo.Força de alma; firmeza moral; coerência. Índole, temperamento, natureza; o conjunto de peculiaridades boas ou más de uma pessoa, determinado-lhe a conduta e a concepção moral.

Cargas psíquicas – Vibrações mentais ou sentimentais que transmitem ao semelhante reações diversas em função do que pense ou sinta o emissor. Energia quântica das radiações parapsíquicas de uma pessoa.

Cárcere do latim carcere – Lugar destinado a prisão; cadeia.

Caridade do latim caritate -No vocabulário cristão, o amor que procura identificar-se com o amor de Deus e que move a vontade para a busca efetiva do bem de outrem .Conforme ensino dos Espíritos nobres, Jesus entendia a caridade como “benevolência para com todos, indulgência para com as imperfeições alheias, perdão das ofensas”.

Carma -do sânscrito: karma. Destino.

Carma do sânscrito karmam – Nas filosofias hinduistas, o conjunto das ações dos homens e suas conseqüências. Vocábulo emprestado das doutrinas hinduistas que, no meio espírita, tem-se vulgarizado como equivalente da lei de causa e efeito, também chamada lei de ação e reação, lei do retorno, lei da causalidade, porém sem aquele conteúdo de inalterabilidade encontrado em sua acepção original, já que o Espiritismo incorpora, ao seu lado, a lei de misericórdia ou das compensações, pela qual os atos bons podem abrandar ou neutralizar efeitos dos atos ruins desta ou de pregressas existências. débitos ou créditos perante a Justiça Divina , resultantes de nosso procedimento em encarnações anteriores.

Cartas Zenner – Baralho de vinte e cinco cartas, com cinco figuras distintas, criado por Karl Zenner para pesquisar estatisticamente o número de acertos de um paranormal.

Cartomancia -do grego: chártes – carta + mantéia – adivinhação. Vulgo leitura de cartas é o fenômeno pelo qual o sensitivo usa o recurso de um baralho geralmente apropriado denominado tarô que serve de referência para que veja o destino das pessoas.

Castigar do latim castigare –Infligir castigo a, punir.Admoestar, repreender, advertir.Corrigir, emendar.

Castigo do latim castigare -Ação ou efeito de castigar; sofrimento corporal ou espiritual infligido a alguém.Punição infligida a um culpado; pena.

Cataclismo do latim cataclysmos –Inundação, dilúvio.Transformação repentina e de grande dimensão na crosta terrestre.Desastre. Convulsão.

Catalepsia do grego kátalepsis + -ia – Estado mórbido, ligado à auto-hipnose ou à histeria, caracterizado pela suspensão de duração variável da inteligência e dos movimentos voluntários ., com tensão e contração muscular, insensibilidade total e respiração superficial, quase imperceptível. Ver: Letargia.

Cataléptico do grego kataleptikós – Aquele que sofre de catalepsia.

Catarse do grego kátharsis -Depuração, purgação, limpeza; evacuação natural ou provocada.Em Psicologia, processo de depuração emocional, em que a pessoa conscientiza lembrança traumatizante antes reprimida, aliviando tensões.

Catequese do grego katéchesis, do latim catechese – Termo mais usado pelas Igrejas tradicionais, significando instrução metódica e oral sobre coisas religiosas. Doutrinação.

Causa do latim causa – Razão, motivo, origem. Aquilo ou aquele que determina um acontecimento ou que faz que uma coisa exista: não há efeito sem causa.

Causalidade do latim causale + -idade – Chama-se princípio ou lei da causalidade ao axioma segundo o qual todo o fenômeno tem uma causa. Lei de causalidade é equivalente a Lei de Causa e Efeito ou Lei de Ação e Reação.

Cemitério do grego koimetérion, pelo latim coemeteriu – Local em que se enterram e guardam os mortos. Ver: Necrópole.

Censor do latim censore –Aquele que censura, critica.Funcionário p&ua”ute;blico encarregado da censura.

Censura do latim censura –Ato ou efeito de censurar, criticar; fazer reparos; condenar. Dignidade ou cargo de censor.

Censurável do latim censura + -r + -avel – O que é passível de censura, repreensível; condenável.

Centro Coronário – Situado na região central do cérebro, supervisiona os demais centros vitais, assimilando os estímulos do Plano Superior e orientando a forma, o movimento, a estabilidade, o metabolismo orgânico e a vida consciencial da alma encarnada ou desencarnada.

Centro Espírita – Casa ou sociedade espírita. Local de reunião dos espíritas, para orar e praticar a Doutrina dos Espíritos. Sociedade civil sem fins lucrativos, legalmente constituída, com a finalidade de praticar o Espiritismo. é o local onde se aprende o Espiritismo e a Moral Cristã.

Centro(s de Força – O mesmo que Centros Vitais ou Chacras.

Centros Vitais – São fulcros energéticos que, sob a direção automática da alma, ativam o funcionamento dos órgãos do respectivo corpo material. Ver: Chacras e Centros de Força

Cercania s do espanhol cercanía – Arredores; imediações; proximidade; vizinhança.

Cercear do latim circinare –Cortar rente, pela base ou raiz.Cortar, suprimir, desfazer. Restringir; diminuir; tornar menor; depreciar.

Ceticismo do grego skeptikós, pelo latim scepticu + -ismo -Estado de quem duvida de tudo; descrença.Atitude ou doutrina que interdita a possibilidade do homem atingir a certeza, preconizando a suspensão de qualquer juízo, afirmativo ou negativo.Variante: cepticismo

Cético do grego skeptikós, pelo latim scepticu –Aquele que de tudo duvida; descrente. Partidário, pertencente ou relativo ao ceticismo.Variante: céptico

Céu do latim caelu -Morada dos bem-aventurados, paraíso. Termo, quando usado pelos espíritas, que serve para designar de forma genérica o mundo espiritual.

Chácra -do sânscrito – chakra – disco. Referência ao disco solar, na Índia, os chácras orgânicos são regiões de vórtices de energia onde a alma encarnada atua para se conectar com o corpo somático. Os chácras representam-se por padmas, ou seja, flores e são em número de sete, a saber: ajg’na – na testa, entre os olhos; an’ahaata – sob o osso esterno; manipura – região umbilical; muhl’adhara – no cóccix; swands’hstana – entre o pâncreas e o baço; e o vsh’nuda, na parte superior da traquéia.

Charlatão do italiano ciarlatano –Ambulante que apregoa falsas qualidades àquilo que vende.Embusteiro, impostor, trapaceiro; aquele que explora a boa-fé pública.

Charlatanismo do italiano ciarlatan(o + -ismo – Procedimento próprio de charlatão.

Choque anímico – Tratamento energético dos desencarnados promovido com a manifestação dos mesmos, através da psicofonia, nas sessões de desobsessão das Casas Espíritas.

Ciclotimia -do gr. kyklos – círculo + thumos – estado de espírito. Estado neutórico que se caracteriza pela labilidade do humor. Passa do estado de tristeza para a euforia e vice-versa, com muita facilidade e de uma forma muito intensa

Ciência do”latim scientia – Conhecimento certo e racional sobre a natureza das coisas ou sobre as suas condições de existência. Saber que se adquire pela leitura e meditação; instrução, erudição, sabedoria. Conjunto organizado de conhecimentos relativos a um determinado objeto, especialmente os obtidos mediante a observação, a experiência dos fatos e um método próprio.

Cinetopsiquia -do gr. kinétos – movimento + psikê – alma. Transporte de vibrações mentais acopladas a ondas quânticas.

Clariaudiência -do latim: clarus – claro + audio – escuta. Percepção extra-sensorial onde o sensitivoclariaudiente capta sons distantes que não lhe chegam aos ouvidos ou os escuta durante desprendimentos.

Clarividência do latim claru + videntia -Visão mais perfeita, mais clara. Para a Doutrina Espírita, é propriedade inerente à alma e que dá a certas pessoas a faculdade de ver sem o auxílio dos órgãos da visão. é a faculdade pela qual a pessoa ouve os Espíritos com nitidez.

Classe do latim classe –Ordem segundo a qual se dividem, distribuem ou arrumam seres ou coisas.Conjunto de qualidades naturais que contribuem para se valorar os resultados alcançados.

Classificação do francês classification – Ato ou efeito de classificar, ou de distribuir em classes.

Cobiça do latim copiditia –Desejo veemente de conseguir alguma coisa. Ambição; ganância; avidez; cupidez.

Codificação do francês codification -Ato ou efeito de codificar.A sistematização, organização da Doutrina dos Espíritos realizada por Allan Kardec.

Codificador do francês codifier – Aquele que codifica; autor de um código.

Codificar do francês codifier – Transformar em código, reunir, coligir, compilar, ordenar.

Código do latim codice –Compilação de leis.Coleção ordenada de preceitos, normas, e regras sobre qualquer matéria.

Coercivo do latim coercere – Capaz de exercer coerção; que reprime; que impõe pena.

Cognição do latim cognitione – Processo de conhecimento, de percepção da realidade externa.

Coibir do latim cohibere –Impedir a continuação de, fazer parar.Reprimir; conter.

Complacência do latim complacentia – Benevolência; benignidade; condescendência.

Complacente – do latim complacente – Aquele que tem complacência; benevolente; benigno; condescendente.

Completista do latim completu + -ista – Designa aqueles que aproveitaram todas as oportunidades construtivas oferecidas pela reencarnação.

Complexo do latim complexu -Que abrange ou encerra muitos elementos ou partes. Confuso, complicado, intrincado. Grupo ou conjunto de coisas, fatos ou circunstâncias que têm qualquer ligação ou nexo entre si. Em Psicologia, é o conjunto de idéias estruturadas e impregnadas por forte emocionalidade, total ou parcialmente reprimidas, e que determinam as atitudes de um indivíduo, seu comportamento, seus sonhos, etc ..

Comportamento do latim comportare + -mento -Conduta, procedimento.Conjunto de atitudes e reações ind”viduais no meio social.

Comprazer do latim complacere – Sentir prazer; tornar-se agradável; condescender; transigir; deleitar-se; regozijar-se.

Compreender do latim comprehendere – Conter em si; abranger; incluir.Conhecer as intenções de.Perceber; entender.

Compulsório do latim compulsu + -orioQue obriga, compele, força, impele.

Comunicação do latim communicatione – Ato ou efeito de transmitir e receber mensagens.É o ato por meio do qual as pessoas se relacionam, transformando-se mutuamente e transformando a realidade que as rodeia.

Comunicação espírita – Manifestação inteligente dos Espíritos, tendo por objeto uma troca contínua de pensamento entre eles e os homens. Distinguem-se em: a frívolas – assuntos fúteis e sem importância; bgrosseiras – traduzidas por expressões que ofendem a decência; csérias – excluem a frivolidade, qualquer que seja o assunto tratado; dinstrutivas – objetivam o ensinamento dos Espíritos sobre as ciências, a moral, a filosofia, etc .. Quanto à modalidade, ver: Sematologia, Tiptologia, Psicografia, Pneumatografia, Psicofonia, Pneumatofonia, Pictografia, Telepatia ou Telegrafia humana.

Comunicar do latim communicare – Fazer saber, tornar comum; colocar em contato; ligar, unir; estabelecer relação.

Concentração do latim com- + centr(u + -a(r + ção – Estado de quem se concentra ou se absorve num assunto ou matéria. Fixar-se em determinada coisa ou assunto.

Concepção do latim conceptione – Ato ou efeito de conceber ou gerar; geração.Ato ou efeito de conceber ou criar idéias, abstrações.Noção, percepção; compreensão; faculdade de entender.Modo de ver, opinião, conceito.

Condenar do latim condemnare -Declarar culpado, sentenciar.Castigar; rejeitar; censurar; forçar; obrigar; reprovar; desaprovar.

Condensador ectoplásmico – Aparelho concentrador de ectoplasma existente no mundo espiritual, descrito pelo Espírito André Luiz, e que reproduz as imagens projetadas pelo pensamento daquele a quem é aplicado.

Condensar do latim condensare -Juntar, reunir, agregar.Ato ou efeito de tornar mais denso, consistente, espesso ou grosseiro.

Condescendência do latim condescendere – Ato ou qualidade de quem é condescendente; complacência; transigência.

Condescendente do latim condescendente – Que condescende ou transige.

Condescender do latim condescendere – Ato de ceder espontaneamente; anuir ao desejo ou pedido de alguém; transigir.

Condicionamento -do latim: conditio, onis – condição + sufixo. Ato reflexo do estímulo que faz um animal ou pessoa praticar certos atos sob determinada circunstância previamente programada em seu subconsciente.

Conduta do latim conducta – Ato ou efeito de conduzir-se; procedimento moral, que pode ser bom ou mau.

Conducéu do latim conduc(ere + caelu – Espécie de veículo do plano espiritual.

Confiança do latim confidere + -ança -Segurança íntima de procedimento. Crédito, fé.

Confiar do latim confiderecom mudan”ccedil;a de conjugação – Ter confiança; ter fé, acreditar; esperar.

Conflito do latim conflictu – Embate dos que lutam. Situação de competição, gerando uma sensação de desconforto.

Conformidade do latim conformitate – Qualidade do que é conforme, ou de quem se conforma.

Conhecer do latim cognoscere – Ter noção, conhecimento, informação de; saber.

Conhecimento do latim cognoscere + -mento – Ato ou efeito de conhecer.No sentido mais amplo, atributo geral que têm os seres vivos de reagir ativamente ao mundo circundante, na medida da sua organização biológica e no sentido da sua sobrevivência.A apropriação do objeto pelo pensamento, como quer que se conceba essa apropriação: como definição, como percepção clara, apreensão completa, análise, etc .. Erudição, instrução, saber.

Consciente -do latim: conscius, entis – sabedor. Órgão psíquico do registro dos fatos que são mantidos na memória. Foi proposto por Sigmund Freud. A memória presente.

Conseqüência do latim consequentia – Aquilo que é produzido por; o efeito de; a seqüência de.

Consolador do latim consolatore –Aquele ou aquilo que consola, alivia, balsamiza, suaviza.O Espiritismo é considerado o Consolador prometido por JesusJoão, 14:16-17, porque atende todos os requisitos para tal.

Contemporâneo do latim contemporaneu – Que é da mesma época; que é do tempo presente.

Convalescença do latim convalescentia -O progressivo retorno ao estado de saúde.O período de transição entre o estado de doença e o da perfeita recuperação da saúde.

Convulsionário do latim convulsione + -arioAquele que tem ou finge ter convulsão. Agitado, exaltado. Denominação inadequada para pessoa em transe mediúnico.

Cordão fluídico – Conduto energético que liga o perispírito ao corpo físico, quando dos desdobramentos; também denominado de cordão astral, cordão de luz, fio de prata, cordão perispirítico.

Cordão-de-prata – O mesmo que cordão fluídico.

Coroar do latim coronare –Colocar a coroa em; elevar à dignidade real.Terminar, rematar. Premiar; recompensar.

Corpo fluídico – Designação equivalente a perispírito.

Corpo astral – Referência que tem conotação com o duplo psíquico da pessoa.

Corpo etérico – Para a Teosofia campo envolvente do duplo astral, que se confunde com o perispírito.

Corpo Mental – É o envoltório sutil da mente.

Corpúsculo -do latim: corpusculus. Elemento teórico idealizado por Newton a fim de justificar os fenômenos luminosos, negado pelos demais e restaurado por Eistein na concepção do fóton. Na idéia paranormal, representaria a menor forma de formação de energia agregada por um agente estruturadordito espiritual. A idéia atual de corpúsculo luminoso foi substituída pela do pulso energético óptico. Prevalece, assim, apenas, a concepção paranormal.

Corrente</”> -do latim: currens, entis – o que corre. Ligação de pensamentos e vibrações de um grupo voltado para obter determinado resultado psíquico ou parapsíquico, geralmente efetuada de mãos dadas entre os presentes.
Cosmogênese -do gr. kosmos – universo + gênesis – geração. Teoria da formação do Universo. A religiosa parte da vontade de um Deus supremo, todo poderoso e a astrofísica defendia a hipótese do Big-bang, hoje reformulada pela dos agentes estruturadores, tendo como Agente Supremo um criador absoluto incompatível com a idéia do Deus antropomórfico

Cósmico do grego kosmikós – Pertencente ou relativo ao Cosmo ou ao Universo.

Cosmo do grego kósmos – O mesmo que Universo.

Cosmogonia do grego kósmo + gonia – Teoria que busca explicar a formação do Universo.

Cosmogonia do grego kosmogonía – Especulação religiosa, filosófica ou científica sobre a origem do universo.

Cosmonáutica do grego kósmos + nautikós – A ciência que estuda a navegação e exploração do cosmos.

Crença do latim medieval credentia –Ato ou efeito de crer.Convicção íntima, fé religiosa.

Crer do latim credere -Tradicionalmente, fé que se fundamenta não numa demonstração racional, mas sobre o testemunho e a autoridade de outrem. Para a Doutrina Espírita, o ato de crer implica em raciocinar, compreendendo a fé inabalável, “aquela que pode enfrentar a razão face a face em qualquer época da Humanidade”.

Criação do latim creatione – Conjunto de animais domésticos criados principalmente para fins lucrativos. Educação. Amamentação, lactação. Invenção, obra, elaboração. Produção de alguma coisa sem a preexistência dos seus elementos ou matéria-prima.

Criatura do latim creatura –Cada um dos seres criados.Homem, criação de Deus.

Criptestesia -do gr. kryptós – escondido + aesthesis – sensibilidade. Faculdade do conhecimento de coisas ignoradas pelo percipiente e que lhe chegam através de seus dotes extrasensoriais.

Criptestesia pragmática – Nome dado por Charles Richet à psicometria.

Criptocosmo – Definição de Richet para o domínio extramaterial.

Criptomnésia -do gr. kryptós – escondido + mnésis – lembrança. Forma oculta de conhecimento do subconsciente.

Criptopsiquia – Termo de Boirac para definir os fenômenos produzidos por uma inteligência desconhecida.

Criptoscopia – Segundo Tischner, é a parte da metagnomia que estuda fenômenos de clarividência.

Crisíaco do latim crise – Aquele que se encontra em estado de momentânea crise produzida pela ação magnética. Esta circunstância se oferece mais particularmente naqueles em que esse estado é espontâneo e acompanhado de uma superexitação nervosa.

Crisol do castelhano crisuelo – Aquilo que serve para mostrar as boas qualidades e os sentimentos de alguém.

Cristianismo do grego christianismós, pelo latim christianismu O conjunto o” cada uma das religiões baseadas nos ensinamentos de Jesus Cristo. O Espiritismo também tem sido considerado o Cristianismo restaurado, porque assume o ensino moral de Jesus e preenche todos os requisitos referentes ao Consolador prometidoJoão, 14:15 a 17 e 26.

Cristo do grego christos – Aquele que foi escolhido, consagrado, ungido por Deus. Redentor, messias.

Cristologia hierônimo => Cristo + -log(o + -ia – Tratado em torno da pessoa de Jesus Cristo e de sua doutrina.

Critério do grego kritérion; do latim criteriu – Princípio ou regra que serve para distinguir o verdadeiro do falso.

Crítica do grego kritikós; do latim criticu- Designa todo o estudo de um juízo que objetive estabelecer o valor ou a legalidade do mesmo sob o ponto de vista lógico. Juízo crítico; discernimento, critério.

Cromatoscopia -do gr. kromatos – coloração + skopien – observação. Sensibilidade de perceber cores em objeto pelo seu contacto.

Cronognosia -do gr. Kronos – deus do tempo + gnosis – conhecimento. Conhecimento temporal de forma oculta

Crosta do latim crusta – Designação dada pelo Espírito André Luiz à região espiritual mais próxima da Terra, onde perambulam os Espíritos desencarnados ainda muito vinculados com as sensações e os interesses materiais. Ver:Umbral e Trevas.

Crueldade do latim crudelitate – Qualidade do que é cruel; barbaridade; desumanidade.

Culpado do latim culpatu – Aquele que praticou falta ou crime; que tem culpa; delinqüente; criminoso.

Culto do latim cultu – Adoração ou homenagem à divindade em qualquer de suas formas, e em qualquer religião. Modo ou sistema de exteriorizar o culto: liturgia, ritual.No Espiritismo, o culto é de foro íntimo, sem exteriorização, isto é, sem ritual.

Cunho do latim cuneu – Marca; impressão; característica.

Cupidez do latim cupidu – Qualidade ou ação de cobiça; avidez de dinheiro ou bens materiais.

Curandeirismo do latim curare + eiro –Atividade de quem não possui título nem habilitação para a prática da medicina.A prática da fluidoterapia nas casas espíritas, por não ser prerrogativa médica, não pode ser conceituada como curandeirismo