Limpeza Espiritual M

Dicionário de Limpeza Espiritual
M

Limpeza Espiritual Letra M

Limpeza Espiritual Letra M

Macrocosmo: O cosmo, o grande universo, o todo.

Mandala: Mandala é a palavra sânscrita que significa círculo, uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo. A mandala como simbolismo do centro do mundo dá forma não apenas as cidades, aos templos e aos palácios reais, mas também a mais modesta habitação humana. A morada das populações primitivas é comumente edificada a partir de um poste central e coloca seus habitantes em contato com os três níveis da existência: inferior, médio e superior. A habitação para ele não é apenas um abrigo, mas a criação do mundo que ele, imitando os gestos divinos, deve manter e renovar. Assim, a mandala representa para o homem o seu abrigo interior onde se permite um reencontro com Deus.

Marfim: Símbolo da Sabedoria, a pureza, por isso é um material muito procurado para confeccionar amuletos.

Mar Vermelho: Significa os Obstáculos do caminho, no processo evolutiva, na alquimia os perigos nas etapas da transmutação.

Mefistófeles: Nome de um espírito maléfico. O diabo. Mefistófeles é uma personagem-chave em todas as versões de Fausto, sendo a mais popular destas, a do escritor alemão Johann Wolfgang von Goethe. Mefistófeles aparece ao Dr. Fausto, um velho cientista, cansado da vida e frustrado por não possuir os conhecimentos tão vastos como gostaria de ter, e este decide entregar-lhe a sua alma em troca de alcançar o grau máximo da sabedoria, ser rejuvenescido e obter o amor de uma bela donzela.

Mel: Simboliza a sabedoria, a preservação, considerado junto ao leite pela igreja cristã primitiva como um alimento espiritual. O mel era usado como conservante na antiguidade.

Metal: Os metais também possuem uma hierarquia em valor. Essa escala começa em: Chumbo = Saturno; Estanho = Júpiter; Ferro = Marte; Cobre = Vênus; Mercúrio = Mercúrio; Prata = Lua; Ouro = Sol. Os metais são captadores e armazenadores de energias, funcionam como baterias, solidificação energética segundo alquímicos. Dentro desse raciocínio os alquimistas buscando extrair a quintessência  do metais e transmutá-lo no mais nobre dos metais: OURO.

Melquisedeque: Personagem misterioso bíblico, quem se diz não ter pai nem mãe. Era rei de Salem e Sacerdote. Personagem esotérico antigo que dominavam as tribos sendo Sacerdotes e reis ao mesmo tempo.

Meteoro:Para o homem primitivo os meteoros, e meteoritos (estrelas cadentes), são sinais dos deuses, fogo cósmico e estão relacionados em todas as culturas, mitologia ao longo dos séculos. Revelações, mensagens, aviso de anjos e deuses.

Microcosmo: O pequeno universo. O ser humano.

Minarete: É uma torre. Obrigatórios nos tempos muçulmanos, nas mesquitas, constitui a iluminação espiritual, como uma antena captando a energia cósmico de Allah. Sinal de vigília, observação de que tudo sabe.

Mirto: Arbusto sagrado na antiga Grécia. Tem o mesmo significado da Lótus para os egípcios.

Montanha: Símbolo universal da elevação espiritual e da meditação. A forma piramidal de uma montanha simboliza a espiritualidade, a busca e a busca pelo despertamento espiritual, mãos postas dedos unidos formam um pirâmide, o homem sentado em lótus, forma uma pirâmide., o nariz que recebe o prana tem o formato de uma pirâmide. Escalar uma montanha simboliza a caminhada de uma vida em busca do autoconhecimento e do autodomínio.

Mudra: gesto com os dedos e mãos com algum tipo de efeito mental, energético, espiritual. Muito estudado por exemplo em disciplinas do yoga e em danças sagradas.